Dr. Clodoaldo Andrade Jr.

OAB/SE 2.800

• Advogado há 20 anos;
• Especialista em Direito do Trabalho e em Direito Processual do Trabalho;
• Fundador e ex-sócio do Escritório Célia Andrade Advogados;
• Sócio Fundador e Administrador do Escritório Clodoaldo Andrade Jr. Advogados;
• Conselheiro Seccional da OAB/SE nas gestões: 2007/2009 – 2010/2012 – 2013/2015;
• Conselheiro Federal da OAB na gestão 2016/2018;
• Ex-Diretor Secretário da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia da OAB Federal no período de 2016/2017;
• Ex-Presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas – ASSAT;
• Presidente da Comissão de Direitos Sociais do Trabalho da OAB/SE na gestão 2016-2018
• Presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança no Trabalho da OAB/SE na gestão 2019/2021;
• Coordenador na Escola Superior da Advocacia – ESA na gestão 2019/2021;
• Membro representante da OAB/SE no Grupo de Trabalho Interinstitucional da Vigésima Região Judicial Trabalhista.

Posts de Dr. Clodoaldo Andrade Jr.

Tudo o que você precisa saber sobre férias

 O descanso concedido ao empregado que trabalha por pelo menos um ano para o empregador é chamado de férias. Na legislação brasileira o direito a férias pode ser encontrado no artigo 7º, inciso XVII da Constituição da República, que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais nos seguintes termos:  “Art. 7º São direitos dos…

Ler mais...

Direitos dos trabalhadores em minas de subsolo

Desde a antiguidade as atividades de mineração foram categorizadas como um dos trabalhos cuja execução era mais arriscada. Em tempos pretéritos, a mineração poderia ser considerada uma punição penal, destinada aos condenados por crimes graves. Não obstante, no contexto de um passado não tão distante, podemos citar os mineiros da época da revolução industrial que…

Ler mais...

Principais direitos trabalhistas das mulheres

​No início da participação das mulheres no mercado formal, o trabalho feminino costumava ser explorado sem nenhum critério ou regramento, era comum inclusive o labor de mulheres em serviços fabris de alta insalubridade e com jornadas absolutamente extenuantes. Com o passar dos anos e o aperfeiçoamento das legislações trabalhistas ao redor do globo, novas normativas…

Ler mais...

Como sacar o FGTS, trabalhando ou não

As dúvidas sobre como sacar o FGTS são frequentes. Esse direito do trabalhador, que nada mais é do que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, criado através da Lei 8.036/90, tem o objetivo de garantir uma reserva financeira aos profissionais, que eventualmente são demitidos sem justa causa.  O Fundo também auxilia os trabalhadores…

Ler mais...

Juros e Correção monetária na Justiça do Trabalho de acordo com a recente decisão do STF

A discussão sobre a forma de aplicação de juros e correção monetária às decisões judiciais sempre esteve cercada de muitas divergências. Recentemente fora adicionado mais um capítulo a este debate através do julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade 58, relatada pelo ministro Gilmar Mendes. Para que se possa compreender melhor a controvérsia, preparamos essa matéria para sanar todas as dúvidas acerca do tema.

Ler mais...

Entenda a situação do décimo terceiro e férias na pandemia

Na pandemia, entenda a situação do décimo terceiro salário e férias. Esse vídeo está recheado de informações importantíssimas sobre o tema, como é o caso da proporcionalidade a ser paga para o empregado que teve o contrato suspenso no decorrer do ano, e em que circunstâncias o empregador deve obrigatoriamente pagar de maneira integral o…

Ler mais...

A estabilidade e a indenização após redução de jornada/suspensão contratual

Mais uma vez, Dr. Clodoaldo está marcando presença no nosso canal. Dessa vez com um tema que pauta a realidade de muitos trabalhadores em meio a pandemia: Estabilidade e indenização da estabilidade nos períodos posteriores a suspensão de contratos ou redução de jornada. Saiba como funciona o cálculo da indenização após contratos de redução de…

Ler mais...
Rolar para cima